A internet nos conectou de várias formas, mas nem por isso deixamos de nos sentir sozinhos.
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, mostrou que 46% das pessoas se sentem sozinhas, enquanto 47% se sentem abandonadas. Mas existem algumas maneiras de lidar com a solidão.
Terapeutas, psicólogos e assistentes sociais entrevistados deram algumas técnicas para que seja mais fácil e leve lidar com a solidão. Confira.
1 - Descubra o motivo da sua solidão
O principal conselho dado às pessoas que se sentem sozinhas é que elas superem a solidão. Mas a psicóloga Juli Fraga insiste que, para isso, primeiro é necessário saber o que causa esse sentimento. “Se você se sente sozinho porque falta profundidade e significância em suas reações, ou você sente que pessoas, inclusive amigos, não te conhecem de verdade, pode fazer sentido examinar o que está interferindo no jeito de construir intimidade”, diz. "Uma vez que você identificou a razão pela qual você se sente sozinho, você pode aprender a remediá-la.”
2 - Divirta-se sozinho
“Se juntar aos outros como uma tentativa desesperada de estar acompanhada de alguém só te deixará se sentindo mais sozinho.” Divirta-se sozinho primeiro, aprenda a curtir a sua própria companhia.
3 – Amizades
Para se tornar amigo de alguém, pesquisas apontam que são necessárias de 7 a 8 conversas consecutivas. Isso acaba criando um laço, pois gentileza com outras pessoas geram amizade. Entenda que amizades não são feita de uma hora para outra, porém, se persistir, vai ver que é um ótimo remédio contra a solidão.
4 - Use a internet a seu favor
Uar as informações que estão nas redes sociais para começar a interagir de forma saudável com as pessoas. Puxe conversa com amigos quando se deparar com alguma publicação deles e aproveite para combinar um encontro pessoalmente, por exemplo.
5 - Converse com desconhecidos
Sabe aquelas horas que passa no ônibus ou então em filas de supermercados e bancos? Aproveite para conversar com desconhecidos. A ideia não é construir laços perenes naquele momento, e sim, tornar aqueles momentos impessoais mais gostosos e relacionáveis. Além disso, vai aprender muitas coisas e aumentar a sua rede de contatos.
6 - Visite sua família
Revejam suas famílias e pense na importância delas. “Quando as pessoas começam a escrever cartas para os avós ou a ligar semanalmente para um primo, isso pode ter um grande impacto no humor geral delas”, afirma.
7 – Animal de estimação
Só quem tem um bichinho de estimação, sabe todo o amor que ele é capaz de dar. Passar um tempo com o seu bichinho e absorvendo todo o carinho que ele tem para te dar, diminui e muito a sensação de estar sozinho no mundo. É o poder do amor genuíno
8 - Aceite seu estilo de vida
Se você não é uma pessoa expansiva, não compare a sua vida social com a de pessoas extrovertidas. Isso apenas trará uma sensação de insegurança e desvalorização para você. “Introvertidos não precisam ter um grande grupo de amigos que querem sair o tempo todo. Seja verdade iro consigo mesmo. Você pode ter um grupo menor de amigos, aproveitar o seu tempo sozinho e ainda estar longe da solidão”, explica Jim Seibold, terapeuta familiar e de casais.
9 - Persiga objetivos, não pessoas
Se dedique a tópicos do seu interesse, assim, consequentemente você encontrará pessoas que estejam em sintonia com o que você pensa e gosta. Estudar e voluntariar-se em algo são algumas sugestões do terapeuta para fazer boas companhias espontaneamente.
Minhas redes sociais