“A depressão é uma prisão de alta segurança construída pelos medos que insistimos em não enfrentar!”
Como todos já sabemos a depressão é um dos problemas que a sociedade moderna mais tem enfrentado, mas o que fazer quando nos encontramos nessa situação? por esse e muitos outros motivos que decidi fazer uma lista com 6 passos que podem te ajudar.
1. PROCURE AJUDA EM:
- Profissionais: É comum termos receio em procurar ajuda profissional porque temos vergonha, ou porque temos receio de dependermos de medicações. Mas, às vezes, o uso de antidepressivos pode ajudar bastante a lidar com a questão. Portanto, procure um psiquiatra e/ou um terapeuta. Isso o ajudará a identificar o melhor instrumento para lidar com a sua depressão. E jamais se auto-medique, porque isso só vai piorar as coisas.
- pessoas que já passaram por casos similares aos teus: como os meus pais diziam "aprenda a nadar com os peixes", na maior parte dos casos as pessoas tendem a procurar ajuda em lugares "errados", por mais que os livros de auto-ajuda tenham informações extremamente valiosas, as ideais dos autores nunca iram se defender de possíveis dúvidas e questionamentos que terás, então é de extrema importância a procura de pessoas que já passaram pelo mesmo problema para ver as coisas sob um ponto de vista mais próximo da sua realidade.
2. TENHA UM SONO EQUILIBRADO
Uma pessoa deprimida tende a dormir muito pouco, a dormir demais ou a alternar entre esses dois estados. Em ambos os casos, os resultados são negativos.
Dormir em excesso pode aumentar sua tendência a diabetes, doenças cardíacas e derrame, ao passo que não dormir o suficiente pode causar depressão, delírios, alucinações e déficits cognitivos.
Busque o equilíbrio e procure dormir de 7,5 a 9 horas por noite. Esse expediente terá um impacto bastante positivo para a sua saúde mental e física, conforme você notará dentro de pouco tempo.
3. FAÇA PELO MENOS 30 MINUTOS DE EXERCÍCIO TODOS OS DIAS
A ausência de actividade física é um dos factores que agravam a depressão, mesmo porque a última faz maravilhas pelo nosso bem-estar e pela nossa auto-estima.
São muitas as pesquisas que indicam a importância do exercício físico, destacando a sua eficácia em suavizar os sintomas da depressão, reduzir o estresse e a ansiedade e lapidar a memória e a auto-disciplina.
Naturalmente, não é necessário que você se torne um atleta: 30 minutos diários tendem a ser o bastante para melhorar o seu humor e o seu bem-estar.
Para aqueles que sofrem de depressão, é recomendável se exercitar ao ar livre. Por mais que o ambiente de uma academia possa ser agradável, caminhar em meio às árvores, aos cachorrinhos e à luz do sol tende a ser algo bastante agradável.
Aliada ao exercício, uma alimentação saudável poderá fazer maravilhas por você. Inclua em sua dieta mais frutas e vegetais, e passe algum tempo distante da cafeína, do álcool e de outras bebidas que podem deixá-lo agitado.
4. CONVERSE COM FAMILIARES E AMIGOS
É comum que pessoas deprimidas se afastem dos outros e se afundar na solidão. resista ao impulso de cortar relações com aqueles que se importam com você. Mantenha a sua família e amigos ao seu lado.
Antes de mais nada, tente se colocar no lugar deles. Muitas vezes, uma pessoa deprimida se concentra em excesso em seu universo particular de sentimentos e aflições, e age com crueldade em relação àqueles que estão ao seu redor.
Lembre-se que os seus amigos e os seus familiares não lêem mentes, de modo que nem sempre estão conscientes do que está acontecendo com você. Então abra o jogo sobre o que está passando com você e peça ajuda.
Aos poucos, você notará que a companhia de outras pessoas será uma excelente maneira de superar a situação em que se encontra.
5. DEIXE PARA TRÁS O “E SE…”
Não pense de maneira obsessiva no que já passou, e também não se puna pelos equívocos que cometeu no passado. Analise-os, aprenda com eles e deixe o mundo andar.
Aceite que, dadas as circunstâncias em que se encontrava e os instrumentos e informação que tinha em mãos, você deu o seu melhor. Se as coisas não funcionaram como desejava, paciência. Outras coisas boas certamente o esperam.
Não seja demasiadamente perfeccionista nem exigente consigo próprio. Não coloque em si mesmo expectativas altas demais, e não se puna se for incapaz de atingi-las.
6. REDESCUBRA SEUS INTERESSES
Não é novidade para ninguém que as pessoas que estão passando por um momento mais delicado costumam perder o interesse que tinham pelas coisas que faziam sentido a elas antes. É uma tendência natural, porém trata-se de algo que você deve se esforçar para superar, para combater.
Pense nas coisas que gostava de fazer antes de começar a se sentir assim. Pense em tudo o que despertava o seu interesse, e então volte a incluir tais actividades na sua vida diária. Se você costumava gostar de ir ao cinema, vá ao cinema. Se tocar violão o deixava alegre, toque violão. Redescubra as coisas que ama, e tire o melhor partido possível delas.
Espero ter ajudado.
Minhas redes sociais